natan_labarrere

IBOV em OURO: análise histórica e perspectivas

Alış
A análise coloca o IBOV em termos do valor do ouro, ativo com função histórica de reserva de valor. Por não poder sofrer inflação artificial, o ouro serve como um parâmetro do valor real do IBOV.

A crise do covid levou o IBOV à mínima de 2016 e próximo da mínima histórica de 2002. De forma semelhante ao movimento em 2016, o IBOV vem recuperando e ganhando tração. Resta a dúvida, porém, se conseguirá vencer a média móvel de 10 anos, nos 500 pontos aproximadamente, resistência não superada no último ciclo de alta. Dada a conjuntura macroeconômica frágil e a injeção monetária efetuada pelos bancos centrais ao redor do mundo, que tendem a fortalecer bastante o valor do ouro, a continuação do bull market é colocada em cheque.

Pessoalmente, esperaria a continuação do movimento de alta até próximo da média móvel, antes de uma nova queda de volta para a mínima de 2016 ou até para a de 2002. Uma segunda possibilidade é a lateralização do IBOV em termos do ouro em um movimento de inflação contínua de ativos gerada pelas injeções monetárias.
Feragatname

Bilgiler ve yayınlar, TradingView tarafından sağlanan veya onaylanan finansal, yatırım, işlem veya diğer türden tavsiye veya tavsiyeler anlamına gelmez ve teşkil etmez. Kullanım Şartları'nda daha fazlasını okuyun.