ReutersReuters

Impulso de moedas seguras perde força

O índice do dólar tinha leve alta nesta terça-feira, depois de um impulso inicial para moedas consideradas seguras como o próprio dólar, o franco suíço e o iene, motivado por um anúncio da Rússia de que reduziria seu limite para um ataque nuclear, perdia força após comentários de autoridades russas e norte-americanas.

A Ucrânia usou mísseis ATACMS dos Estados Unidos para atacar o território russo pela primeira vez, segundo Moscou, em um ataque considerado pela Rússia como um aumento importante das hostilidades no milésimo dia da guerra.

Putin aprovou uma mudança a sua doutrina nuclear dias depois que duas autoridades dos EUA e uma fonte familiarizada com a decisão disseram no domingo que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, permitiria que a Ucrânia usasse armas fabricadas nos EUA para atacar profundamente a Rússia.

O índice do dólar DXY, que mede a moeda em relação a uma cesta de pares, tinha variação positiva de 0,03%, para 106,25, depois de atingir um pico de 106,63 na sessão, com o euro EURUSD em queda de 0,12%, para 1,0586 dólar.

Mas os movimentos iniciais perderam um pouco de força depois que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o país "fará todo o possível" para evitar o início de uma guerra nuclear, ao mesmo tempo em que demonstrou aprovação pela decisão da Alemanha, na segunda-feira, de não fornecer mísseis de longo alcance à Ucrânia, chamando-a de "uma posição responsável".

Além disso, os EUA disseram não ver nenhum motivo para ajustar sua própria postura nuclear em resposta.

"Estamos vendo uma reversão após os comentários de Lavrov, e também que os EUA não responderão a essa mudança na doutrina nuclear russa, o que também desempenhou um papel importante para que os humores acalmassem um pouco aqui", disse Erik Bregar, diretor de gestão de risco de câmbio e metais preciosos da Silver Gold Bull.

O iene USDJPY estava estável em 154,68 por dólar, depois de subir até 0,91% em relação ao dólar, e subia 0,11%, para 163,74 contra o euro EURJPY, depois de valorizar para a maior cotação em seis semanas de 161,50.

((Tradução Redação Brasília))

Bu haberi okumak için giriş yapın veya sonsuza kadar ücretsiz bir hesap oluşturun

Reuters kaynağından daha fazla haber

Daha fazla haber