ReutersReuters

Número de mortos em colisão de trem na Índia se aproxima de 300 e outros 850 feridos

O número de mortos na colisão de dois trens de passageiros indianos no estado de Odisha subiu para 288 e mais de 850 ficaram feridos, disse um funcionário do governo do estado à AFP no sábado, tornando o acidente ferroviário o mais mortal do país em mais de duas décadas.

Sudhanshu Sarangi, diretor-geral dos Bombeiros de Odisha, também disse que "o trabalho de resgate ainda está em andamento" e que houve "muitos feridos graves", segundo a AFP.

O secretário-chefe Pradeep Jena disse no Twitter que mais de 200 ambulâncias foram chamadas ao local do acidente de sexta-feira no distrito de Balasore, em Odisha, e 100 médicos adicionais, além dos 80 já presentes, foram mobilizados.

No início da manhã de sábado, imagens de vídeo da Reuters mostraram policiais removendo corpos cobertos com panos brancos dos trilhos da ferrovia.

"Eu estava dormindo", disse um sobrevivente não identificado ao NDTV News. "Fui acordado pelo barulho do trem descarrilando. De repente, vi 10 a 15 pessoas mortas. Consegui sair do vagão e vi muitos corpos desmembrados."

Imagens de vídeo de sexta-feira mostraram equipes de resgate subindo em um dos trens destruídos para encontrar sobreviventes, enquanto os passageiros pediam ajuda e choravam ao lado dos destroços.

A colisão ocorreu por volta das 19:00 hora local(1330 GMT) na sexta-feira, quando o Howrah Superfast Express, indo de Bangalore para Howrah, West Bengal, colidiu com o Coromandel Express, que vai de Kolkata a Chennai.

As autoridades forneceram relatos conflitantes sobre qual trem descarrilou primeiro para se enredar no outro. O Ministério das Ferrovias disse que iniciou uma investigação sobre o incidente.

Embora Jena e alguns relatos da mídia tenham sugerido que um trem de carga também esteja envolvido no acidente, as autoridades ferroviárias ainda não comentaram essa possibilidade.

Uma extensa operação de busca e resgate foi montada, envolvendo centenas de bombeiros e policiais, além de cães farejadores. Equipes da Força Nacional de Resposta a Desastres também estiveram no local.

Na sexta-feira, centenas de jovens fizeram fila do lado de fora de um hospital do governo em Soro, em Odisha, para doar sangue.

De acordo com a Indian Railways, sua rede facilita o transporte de mais de 13 milhões de pessoas todos os dias. Mas o monopólio estatal tem um histórico de segurança irregular por causa da infraestrutura antiga.

O estado declarou sábado um dia de luto estadual como um sinal de respeito às vítimas.

O acidente ferroviário mais mortal da Índia ocorreu em 1981, quando um trem caiu de uma ponte e caiu em um rio no estado de Bihar, matando cerca de 800 pessoas.

Bu haberi okumak için giriş yapın veya sonsuza kadar ücretsiz bir hesap oluşturun