Nesta análise, trabalho alguns conceitos de volatilidade que venho estudando: eixos de simetria (pitchforks) marcando a linha de tendência de longo prazo e desvios padrões como canais superiores/inferiores, projetando sempre rupturas simétricas a partir da volatilidade prévia e buscando padrões de contração/expansão (vide o setup NR7 3 Dias, publicado nos scripts).
Desde janeiro de 2016 o dólar encontra-se em um ciclo baixista de contração de volatilidade. O ciclo parece estar chegando ao fim, com a volatilidade de 40 dias mais baixa em 2 anos, e é provável que o próximo rompimento (triângulo azul e linha pontilhada branca) resulte em uma multiplicação da volatilidade, com alvos possivelmente perto dos 200 pontos de ganho a partir do rompimento de volatilidade, porém não descarto alvos ainda maiores, perto de 3600, ainda dentro da tendência BAIXISTA de longo prazo do USDBRL (veja ideia prévia, "objetivos de longo prazo" para contextualização, meu alvo segue sendo R$ 2,80-2,60 para os próximos anos).
O rompimento que espero é altista, porém na frustração do movimento é possível também operar o rompimento de 3115, com alvo em 2900-2870.