Bovespa Endeksi
Eğitim

MÉDIAS MÓVEIS E SUAS FUNÇÕES

Muita gente que está iniciando no trading tem muitas dúvidas acerca das médias móveis. Não sabem quais usar, como usar e para que elas servem. É importante entender do que elas são capazes para poder aproveitar ao máximo o potencial desse indicador.

Médias móveis são o resultado do cálculo matemático das médias do preço. Se você, por exemplo, escolhe a média de 20 períodos, essa média será o resultado do cálculo da média dos preços dos últimos 20 candles.

Se você está usando o gráfico diário, cada candle representa o pregão de um dia. Logo, a média de 20 abordará a média do preço dos últimos 20 dias. Num gráfico de 5 minutos, a média será dos últimos preços formados em cada 5 minutos.

As médias móveis são representadas graficamente por linhas. Você escolhe a cor que quer usar, o período e o tipo de média. São três as existentes. A média simples ou aritmética, a média exponencial e a média ponderada.

Não é necessário saber como se procede o cálculo de cada uma delas. As mais usadas são as aritméticas. Mas existem alguns setups (como o do Larry Williams) que usa média exponencial. Basicamente a exponencial é mais sensível ao movimento do preço e se inclina mais facilmente.

Médias servem como suportes e resistências. Isso quer dizer que o preço terá dificuldade em passar através de uma média. Tanto subindo quanto caindo, geralmente o preço encontra dificuldade ou após romper, faz correção, voltando até a média para continuar no sentido da tendência.

Médias móveis são usadas como referências para setups. Alguns a utilizam como pontos de entrada, outros de stop, e outros como alvo. Os robôs de investimento utilizam médias para comprar e vender. Por isso é importante entender a dinâmica do comportamento da média no instante que vai operar.

Você precisa identificar se a média servirá como uma resistência, impedindo o preço de subir. Ou como um suporte impedindo o preço de cair. Precisa ver onde a média está em relação ao preço, porque as médias são rastreadores de tendência.

Escolha as médias que mais te auxiliam em identificar os movimentos e a se posicionar. Quem não usa médias móveis perde muita informação.

Renan Antunes

Feragatname