IBOV SEMANAL – O OTIMISMO PERMANECE

O Índice Bovespa, nesta semana, mostrou-nos que os 114mil pontos é de fato uma significativa região de suporte, registrando a mínima na segunda-feira (21) aos 114.066,51 pontos.

Apesar disso, a tendência para o curto prazo continua sendo de baixa (padrão gráfico “Cunha Ascendente de Baixa” continua em vigor com suas projeções baixistas para a região dos 110mil pontos e 105mil pontos), ou ao menos, lateralizado entre a região dos 123mil pontos e 114mil pontos.

A MMA-10 acompanha o price action nos ajudando a confirmar o padrão gráfico identificado, bem como a possível lateralização. Já a MMA-200 segue como sendo a possível região de suporte a ser testada nessa tendência de baixa de curto prazo.

Por enquanto, esta tendência de baixa de curto prazo tem se mostrado ser um Pullback da tendência de alta do médio e longo prazo. Ou, ao menos, uma correção da tendência de alta para o Índice voltar a subir, conforme se vê pela Linha de Tendência de Alta traçada em função das mínimas dos meses de março e maio de 2023. Assim sendo, há a expectativa de haver o terceiro toque à esta LTA, confirmando a tendência de alta do médio-longo prazo no gráfico do curto prazo.

Também há como suporte a LTB do gráfico mensal, ao qual foi testada e confirmar na região dos 114mil pontos. No entanto, o Índice de Força Relativa (IFR) nos mostra que é possível o price action continuar em tendência de baixa por mais tempo: em seu gráfico, o padrão gráfico “Ombro-Cabeça-Ombro” registrou mínima em 32,42 pontos e realizou Pullback à linha de pescoço deste padrão, que agora serve como resistência. Ou seja, há espaço para o Ibovespa continuar caindo até que registre sobrevenda no IFR.

Portanto, para o curto prazo, é de se especular pela continuidade da tendência de baixa, em função do padrão gráfico “Cunha Ascendente de Baixa”, com projeção para os 110.003,37 pontos, conforme a MMA-200 apoia esta projeção, até que o IFR adentre região de sobrevenda, para que posteriormente o Índice volte à tendência de alta identificada nos médio e longo prazos. Ou, que fique lateralizado na região entre os 114mil pontos e os 123mil pontos até que ganhe força compradora, rompa esta resistência (123mil pontos) e continue a tendência de alta do médio-longo prazo.

SENTIMENTO DO MERCADO: Otimismo.

#bovespa #b3 #análisesemanal #análisegráfica #bolsadevalores #mercadofinanceiro #daytrade #swingtrade #analisetecnica #trade #trader #indice #ações #priceaction #gain #rendavariável #skininthegame
Chart PatternsTechnical IndicatorsTrend Analysis

Aynı zamanda::

Feragatname