No dia 28 de janeiro publicamos um estudo com o seguinte título: "IBOV- Semana de Definição" ( anexo aqui). Neste estudo alertamos para uma possível zona de indefinição no IBOV envolvendo a linha de rompimento do antigo topo histórico.
Ocorre que de fato os candles ficaram presos ali e a dita semana de indefinição se transformou em um longo e entediante mês de indefinição.
Neste estudo deixamos claro que novos análises só seriam publicadas quando ficasse claro os rumos do IBOV. Pois bem este dia chegou e para nós o ano começa agora!
O que vamos operar daqui para frente nos próximos pregões será preferencialmente VENDA.
Ocorre que os durante os primeiros 10 pregões de fevereiro os candles serpentearam sob a dita linha de rompimento do antigo Topo Histórico ( veja no estudo anexo). Um candle de força formado em 22 de fevereiro jogou o IBOV direto no primeiro suporte, finalmente superando-o com um curto mas eficaz pivô.
O indicador Waddah Attar Explosion no pé do gráfico foi inserido com a finalidade que demonstrar a "entrada força" ( linha laranja superando a azul pontilhada) e que em nossa percepção os candles deverão inequivocamente, entre topos e fundos, caminharem em direção a segunda linha de suporte em qualquer localização entre 104k e 105,5k.
Nosso monitoramento da bolsa demonstra que atualmente há pouco menos de 20 ações se movimentando em ALTA, seja em entrada de tendência ou em continuidade de tendência.
Algumas delas são: BIDI4, BRKM5, EMBR3, FESA4, FRAS3, INEP4, JBSS3, LWSA3, SLCE3, SUZB3, SMTO3, PRIIO3, ROMI3 E UNIP6. Siderúrgicas conforme a leitura de cada um pode ou não fazer parte deste time mas já fizeram topos duplos ou descendentes...
Em movimento baixista listamos 36 ações das quais poderíamos emitir Estudos de VENDA. Neste domingo dia 27/02 no inicio da noite publicaremos em torno de 5 estudos com clara configuração de VENDA. Convidamos todos a nos acompanharem na progressão destes estudos.
Demais ações que a maioria estão ainda localizadas em zonas de indefinição porém em sua maioria tendendo para baixa.
A esmagadora maioria de ações em configuração de venda confirma nossa percepção de que os Ursos estão vencendo o Touros neste momento e esta poderá ser a tendência dominante
Vale lembrar, para aqueles estiveram bem posicionados na compra e surfaram boas ondas até este momento que bem protejam suas posições com stops pois uma queda de 6 mil pontos ou mais está bastante claro neste momento que poderá ocorrer.
Para o pessoal que assim como nós opera no intradiário recomendamos ficar longe das compras e procurar ações em configurações de vendas. Ao contrário do que foi o mês de fevereiro até este momento vigorosas tendências no gráfico de 15 minutos ( ou menos) poderão ocorrer nos próximos dias.
Saudações !