Da mesma forma que o Bitcoin está em forte queda, o Ethereum também se encontra em fortíssimo derretimento de seu preço.
No gráfico semanal consegue-se visualizar o padrão gráfico “Ombro-Cabeça-Ombro”, em que os “ombros” são as máximas de agosto de 2021 e março de 2022, e a “cabeça” a máxima histórica registrada em novembro de 2021, aos 4.867,81 dólares. O candle desta última máxima claramente é uma “Estrela da Noite”, já indicando o início da tendência de baixa.
Dando maior atenção ao segundo “ombro” do padrão gráfico em estudo, vê-se um canal de alta, na qual somado à queda anterior, pode-se interpretar como sendo outro padrão gráfico, de continuação de baixa, chamado “Bandeira de Baixa”.
Ambos os padrões, “OCO” e “Bandeira de Baixa”, projetam o preço do Ethereum para 434,19 dólares e 681,10 dólares, respectivamente. Ou seja, para baixo das máximas históricas dos últimos ciclos de alta, realizado em 2018.
Até o momento, o ETH já rompeu a máxima histórica do último ciclo de 1.419,96 dólares e se encontra indo em direção ao último suporte significativo de 828,97 dólares, podendo até mesmo vir a testar a máxima de 2017, nos 420,00 dólares.
Destaque para o candle semanal desta última semana que está rompendo a Média Móvel 200. E caso isso se confirme em seu fechamento, é um fator indicativo de que há forte potencialidade para o preço do Ethereum vir a “testar” os seus suportes de 2017 e 2018, bem como atingir os alvos dos padrões gráficos supracitados.
Outro destaque de suma importância se encontra no gráfico mensal e tem a ver com o indicador Índice de Força Relativa (IFR), veja abaixo:
Da mesma forma que o Bitcoin, o Ethereum em seu gráfico mensal nunca “testou” a região de sobrevenda. Sua mínima histórica foi registrada em 2019, aos 43,23 pontos, com sua média em 56,96 pontos. E hoje, já se registra estar em 41,97 pontos, bem abaixo de sua média em 67,80 pontos, o que leva a crer que parece ser um ótimo momento para se registrar o preço do ETH em uma região sobrevendida no gráfico mensal, realizando novas mínimas históricas.
Conclusão: diante de tudo isso, acredito que haja grande potencial para o ETH continuar em queda e registrar novas mínimas históricas, tendo este argumento amparado não só nos padrões vistos no gráfico semanal, como também nos indicadores técnicos (Média Móvel Simples, Média Móvel 200, Índice de Força Relativa) estudados em todos os três gráficos do Ethereum (diário, semanal e mensal).
Bilgiler ve yayınlar, TradingView tarafından sağlanan veya onaylanan finansal, yatırım, işlem veya diğer türden tavsiye veya tavsiyeler anlamına gelmez ve teşkil etmez. Kullanım Şartları'nda daha fazlasını okuyun.