Nas minhas leituras recentes eu tenho identificado provas da melhor metodologia de investimentos que existe. Ela é um pouco óbvia, mas são poucos os que se dedicam a executá-la.
Se você quer ganhar dinheiro na bolsa, a Análise Gráfica vai te ajudar. Você vai comprar ações em tendência de alta e ganhar, na média, de 15% a 25% de lucro nos trades vencedores.
Mas, se você quer ficar rico investindo na bolsa, ganhando na média 200% a 500%, não é a Análise Gráfica que vai te ajudar. É a Análise Fundamentalista. Porque ela vai te dizer quais ações estão tremendamente baratas.
Você só será capaz de ganhar muito dinheiro, mas muito mesmo, se comprar ações muito, mas muito baratas, e depois vendê-las, muito, mas muito mais caras. Esse é o caminho para a riqueza e ponto final.
Especular com alavancagem exige muitos riscos (principalmente o de ruína), e não é um caminho seguro. Um dos maiores fundos de investimento do mundo, o LTCM, faliu por causa disso.
A Análise Gráfica não é capaz de te dizer quando algo está barato. Ela só te manda comprar quando os preços já estão subindo, portanto, você não será capaz de comprar muito barato.
A Análise Fundamentalista consegue te dizer se o preço da ação está abaixo do valor patrimonial da empresa, se compensa comprar em relação ao quanto ela paga de dividendos e etc.
Por isso Warren Buffett diz que se deve comprar quando todos estão vendendo e vender quando todos estão comprando. Estamos em pleno “bear marker” e Buffett já gastou quase 100 bilhões de dólares em apenas dois anos.
É porque ele sabe que comprando agora que está tudo barato, ele vai ganhar dinheiro quando as coisas voltarem ao normal. Pode demorar o que for, mas uma hora tudo se ajeita.
Então, quem tem dinheiro e paciência, fica rico. É isso e pronto. Não há fórmulas matemáticas sagradas, filosofias profundas ou qualquer informação que seja capaz de te fazer rico de maneira sadia.
Esse é o segredo.
Renan Antunes